Trabalhar em casa pode ser novidade para muitos, devido ao isolamento social muitas empresas adotaram o home office como medida protetiva e também para não paralisar totalmente as atividades.

Mas a pergunta que muitos destes profissionais se fazem é como ser produtivo trabalhando em casa? Com o sofá e a Netflix ao lado, as crianças demandando muita atenção e sem a velha rotina de horários o trabalho pode ser tornar um grande desafio, e é exatamente essa pergunta que vamos tentar responder no blogpost de hoje.

Defina um horário

Estabelecer horários e montar uma nova rotina é importantíssimo para ser produtivo, a gestão do tempo precisa ser monitorada com atenção, tente ao máximo manter o cronograma de trabalho realizado na empresa, incluindo as pausas para refeições, momentos de relaxamento.

Alguns aplicativos podem ser uteis na gestão do tempo, como: Focus Booster que é baseado na técnica Pomodoro a ideia é que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes.

Alarmy é o app ideal para você que tem dificuldades em levantar da cama, é um despertador que exige a resolução de uma conta matemática para desativá-lo, estimulando sua mente o sono vai embora e você consegue acordar com mais facilidade. Stand Up irá lembrá-lo de se alongar e relaxar, é essencial se você precisa ficar muito tempo sentado.

Escolha o melhor local

O ambiente com toda certeza impacta diretamente em sua produtividade, por isso é importante estar atento a alguns fatores, como local confortável e bem iluminado. De preferência a luz natural, perto de janelas e portas isso ajudará também nas videochamadas, seu rosto ficará bem iluminado.

Ficar perto do roteador de internet e tirar possíveis obstáculos te ajudará a obter o melhor desempenho do Wi-fi, caso não tenha como estar tão próximo instale repetidores eles aumentaram a intensidade do sinal, para evitar falhas na hora da reunião.

Organize seu computador

Agora que você está totalmente dependente dele, o mais sensato é dar aquela geral no sistema e deixá-lo pronto para trabalhar. Comece reforçando a segurança, removendo itens desnecessários, um HD lotado dificulta o desempenho e impacta diretamente em sua produtividade, também evite distrações de uso pessoal, assim você conseguirá se manter por mais tempo focado.

Comunicação é seu grande desafio

Trabalho remoto exige um cuidado especial com a comunicação, já que esta não flui naturalmente como no meio presencial. Procure centralizar as informações com seu time em um canal específico, caso haja desentendimentos opte por videochamadas, assim fica mais simples e claro passar sua mensagem, pois, sem ver as expressões faciais, muitos podem confundir a intenção das falas, o que pode gerar ruídos na comunicação. Também, preste muita atenção no tempo de resposta, vale lembrar que essas mesmas dicas se aplicam no atendimento ao cliente.

As ferramentas mais utilizadas para a comunicação, são: Skype, Zoom, Google Hangouts e até mesmo o WhatsApp, tentem escolher a melhor ferramenta para que todos se adaptem bem ao novo formato.

Reuniões de alinhamento

Fazer breves reuniões para começar e finalizar o dia é essencial para manter o time alinhado, atualizar todos do contexto geral e até mesmo integrar o time e “sair” um pouco do isolamento.

Crie uma playlist para focar

Música é sempre uma inspiração e no trabalho não poderia ser diferente, ajuda na concentração, motivação e bloqueia ambientes barulhentos. Serviços de streaming permitem criar playlist especiais e acessar a de outros usuários para cada tipo de atividade, humor, gênero entre outras categorias.

Há também apps que permitem ouvir música simultaneamente com seus colegas, separem uma playlist e ouçam juntos, isso ajudará vocês a diminuir essa sensação de solidão e matar um pouco as saudades.

 Seja paciente e empático

Toda mudança exige muito de todos, tanto fisicamente quanto emocionalmente, dê tempo para as adaptações, diminua o ritmo das cobranças, este é um desafio inesperado. Ansiedade e incertezas afetam o rendimento de qualquer pessoa, por isso manter o otimismo no trabalho e motivar seus colegas é uma ótima forma de manter todos engajados e unidos.   

                Tudo isso vai passar e o melhor é saber que estamos nessa juntos, apoio e união são a grande diferença em momentos críticos e reforçam a necessidade de construirmos um ambiente colaborativo e acolhedor.

                Conta pra gente, tem mais alguma dica de ouro para o Home Office? Então, deixa nos comentários vamos adorar saber mais sobre o assunto.

About The Author

sidebar-cta-repairs
sidebar-cta-careplan
sidebar-cta-installations

Comments

More Posts You May Find Interesting